top of page

Roberta Banqueri

Melhor Designer do ano 24 - ELLE Deco Brasil Design Awards

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, assinou diversos projetos residenciais e corporativos até se especializar em arquitetura hoteleira.

 

Com mais de 20 anos dedicados a criação, Roberta se rendeu então a vontade de se dedicar ao design de produto, onde rapidamente ganhou notoriedade no mercado nacional e hoje é uma das maiores referências do design contemporâneo, trazendo a brasilidade, por meio das inspirações, materiais e formas, como parte da identidade do seu trabalho.

 

“Pude colocar em prática o desejo de trabalhar com a criação de forma solta, sem muitas regras de um cliente específico, desenhar o que quero, quando quero e como quero, realmente no que eu acredito”, explica a designer.

 

Roberta entende que vai do imaterial ao real, do amplo volume ao pequeno objeto. Atualmente desenha para as maiores indústrias moveleiras do País e seu amplo portfólio é encontrado nas maiores redes varejistas de mobiliários de alto padrão do País, tendo conquistados inúmeros prêmios como A’ Design Award 2018, com sofá Pedras; do Museu da Casa Brasileira por três anos consecutivos, na categoria Móveis, Artigos Decorativos e Design de Artigos; Brasil Design Award 2020, com a chaise Zero e Edida BR 2023 (Elle Deco Design Awards, com o sofá Abapo.

 
IG_GH_RB-16 B.jpg

Alfio Lisi

arquiteto e designer

Alfio Lisi é arquiteto de formação, mas, desde 2002, se dedica a desenhar móveis e acessórios. Natural de Santa Cruz da Conceição, no interior de São Paulo, é formado em arquitetura e urbanismo pela Unesp/Bauru e se apaixonou pela madeira no contato com o amigo e mestre Olívio Barreiro, ainda nos tempos de faculdade. Montou seu escritório em 1995, em Leme, no interior paulista, e, hoje, em ateliê próprio, cria e fabrica produtos em pequena e média escalas, utilizando principalmente madeira. “Embora minha base seja a marcenaria, até porque é uma tradição brasileira e foi como eu comecei, cada vez mais tenho gostado de testar novos suportes, de fazer uma bagunça de materiais”, diz.


A “bagunça” a que Alfio Lisi se refere são as combinações bem-sucedidas que vem usando com grande sucesso em várias de suas peças. Bons exemplos são a linha Cone, que reúne concreto e madeira, a mesa Samburá, com tampo em fibra de vidro e base em aço carbono, e a poltrona Leme, com estrutura de madeira e assento/encosto em percintas de couro.


Seus produtos têm sido bastante publicados e já conquistaram diversos prêmios. Em 2004, seu cabide Giro ficou em segundo lugar no 18° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, na categoria utensílios, e foi selecionado para o IF Product Design Award, na Alemanha. No mesmo ano, seu banquinho Trama foi finalista no prêmio Planeta Casa. Em 2009, a luminária Pau de Luz recebeu uma menção honrosa no Salão Casa Brasil, e o banco Monfa II, exibido com destaque no cenário do programa Metrópolis, da TV Cultura, recebeu uma menção honrosa no 23° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Três anos mais tarde, a luminária Pau de Luz voltou a ser premiada; dessa vez, internacionalmente, no IF Product Design Award.


Alfio Lisi também tem se destacado em mostras de design e exposições, a III e a IV Bienal Brasileira de Design, em Curitiba e Belo Horizonte, respectivamente; a “Imaginários Dpot” (2010), em São Paulo; a mostra “Design Brasil Alegorias”, em Bruxelas; o evento Design Oriundi (2011), organizado pela associação Objeto Brasil; e as mostras Mobiliário Contemporâneo do Acervo Sesc (2011); Brazil S/A (2011 e 2012), em Milão; e IDA – Exposição de Design e Arte (2014), na ArtRio. O designer paulista tem produtos publicados nas principais revistas de arquitetura e design e em publicações como os livros “Design Brasil – 101 Anos de História” (2010, editora Abril, org. Pedro Ariel Santana) e “Móvel Brasileiro Contemporâneo” (2013, editoras Aeroplano e FGV Projetos).

bottom of page